Tratamento de temas interessantes de uma forma desinteressante. Abordagem inconsequente acerca da consequência das coisas. Tudo será devidamente tratado, mas sem qualquer resolução. Os leigos também têm direito a opinião...

domingo, 20 de novembro de 2011

Tal pai, tal filho!

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Nada disto é novidade.

Em Portugal esta modalidade praticada com muita normalidade dado que a tradição é mantida à muitas gerações.

O que mais me tem surpreendido nos últimos tempos é que os pais não querem desempenhos menos capazes nos seus filhos. Estão a dar formação aos seus petizes para que estes não os envergonhem.

Vejamos alguns casos:

Duarte Lima......Pedro Lima
José Penedos.....Paulo Penedos
Valentim Loureiro....João Loureiro

Pela pequena amostra se verifica que já existe um trabalho de preparação dos filhos para darem sequência ás exemplares carreiras dos pais.

Agrada-me verificar que a competência dos filhos é factor importante para continuacao das actividades de engrandecimento dos patrimónios, iniciadas pelos seus pais.

Estamos, não perante oportunistas da pior espécie, mas sim na presença de pessoas que revelam grande sentido de oportunidade.
Enviar um comentário